DGARTES – Transformação através da cultura organizacional

11 Setembro 2023

A 27 de junho e a 4 e 11 de julho realizaram-se sessões colaborativas com uma equipa da Direção-Geral das Artes (DGArtes) para alinhar todos os elementos da equipa de projeto com uma visão una da mudança da transformação digital através da cultura organizacional e perceber de que forma as partes interessadas deveriam ser ativadas para partilhar essa visão e assim gerir melhor as suas expetativas. 

Nesta fase do processo de transformação organizacional na DGArtes, o LabX desenvolveu atividades no âmbito da Teoria da Mudança/Theory of Change, uma ferramenta que permite desenhar uma iniciativa de mudança em determinado contexto com uma mensagem objetiva e simples, recorrendo ao processo participativo para envolver todos na construção dessa mudança e no alinhamento de expetativas, resultados e impacto esperados. 

Deste modo, a equipa envolvida nestas sessões refletiu sobre o projeto de implementação de um novo sistema de gestão de informação das Artes e, a partir de três ferramentas colaborativas: 

  1. Definiu o propósito deste processo de transformação e identificou uma visão de mudança, um movimento que inspirasse as pessoas a dar o melhor de si por uma causa, olhando para quatro níveis de mudança: transformação pessoal, transformação das relações, transformação de padrões coletivos de ação ou pensamento e transformação de estruturas e procedimentos. 
  1. Identificou o ecossistema da organização e quem são as partes interessadas neste processo de mudança. 
  1. Desenhou um roadmap, um plano de ação para a transformação e o impacto esperado, que se consolidou num cronograma de atividades e das metas intermédias para alcançar essa visão de mudança. 

Se a sua entidade estiver a iniciar um processo de transformação organizacional, contacte-nos (labx@labx.gov.pt) para saber como podemos apoiar a alcançar a mudança desejada. 

logotipo logotipo logotipo