Matriz de Inovação nos Serviços Públicos

15 Novembro 2024

A 11 de outubro de 2024 foi apresentada a visão do projeto de construção de uma matriz que pretende apoiar as organizações públicas a usar a inovação para a criação de valor e melhoria dos serviços públicos – Matriz de Inovação nos Serviços Públicos – que estamos a desenvolver em parceria com o OECD Observatory of Public Sector Innovation (OPSI).

No âmbito deste projeto, realizámos a 14 de novembro uma sessão colaborativa interna na Agência para a Modernização Administrativa (AMA) para alinhar as diferentes equipas envolvidas naquilo que são os objetivos do projeto, nomeadamente:

  • Assegurar o alinhamento da conceção, gestão e prestação de serviços públicos em Portugal com os referenciais nacionais e internacionais na área da prestação de serviços públicos e da inovação do setor público;
  • Acompanhar as estratégias das organizações públicas, garantido que a inovação aplicada melhora o desempenho e gera valor;
  • Melhorar o acesso e a produção de informação sólida sobre os serviços, para identificar oportunidades de melhoria.

Durante a sessão, abordámos temas fundamentais como a revisão de metodologias e indicadores, bem como a forma como estes dados podem ser materializados no desenvolvimento de protótipos de ferramentas inovadoras para avaliar impactos, identificar oportunidades de melhoria nos serviços e disponibilizar informação útil à tomada de decisão sobre políticas públicas.

Juntos, estamos a construir um futuro mais inovador e eficiente para os serviços públicos em Portugal!

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