OFICINA@LabX#25: Dia da Desburocratização: Como descomplicar a burocracia?

27 Dezembro 2023

No dia 26 de outubro, entre as 14h30 e as 16h30, organizámos uma Oficina@LabX dedicada ao Dia Nacional da Desburocratização, exclusiva para os membros da Rede de Inovadores. Nesta Oficina online de duas horas, transmitimos estratégias que permitem descomplicar a burocracia e que os Inovadores podem agora implementar nas suas Entidades.

Desde 1990, no seguimento da Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/90, que o Dia Nacional da Desburocratização se comemora anualmente na última quinta-feira de outubro. A Celebração deste dia visa  sensibilizar vontades, mobilizar recursos e promover iniciativas concretas no sentido da facilitação das formalidades exigidas aos utentes e da simplificação dos procedimentos administrativos.

Este ano, o LabX decidiu comemorar esta data com a Rede de Inovadores, através de um workshop online sobre o tema. Através de uma abordagem teórico-prática, analisaram-se os constrangimentos associados à burocracia, mas também os aspetos positivos que devemos conservar, bem como algumas formas que podemos implementar com vista a agilizar os procedimentos burocráticos.

Seguindo as propostas dos Inovadores feitas no inquérito de auscultação de ideias que decorreu entre julho e agosto, numa tentativa de conseguirmos chegar a mais participantes, esta Oficina foi realizada num formato online, via Teams. Os 19 Inovadores que participaram puderam assim juntar-se a nós, independentemente da região do país onde se encontravam.

logotipo logotipo logotipo