Open Gov Week (OGW)

10 Maio 2022

A Open Gov Week (OGW) é uma semana dedicada à discussão de novas formas de responder às necessidades dos cidadãos. Em 2022 decorrerá na semana de 16 a 20 de maio e é uma iniciativa promovida em mais de 60 países com o objetivo de cocriar reformas ambiciosas para impactar a vida das pessoas.

Também em Portugal queremos assinalar esta semana com eventos relevantes para as entidades públicas, sociedade civil e, claro, para os nossos cidadãos.

Agenda OGW 2022

Inscreva-se na sessão de 16 de maio Webinar: A importância dos dados abertos
Inscreva-se na sessão de 18 de maio 2º Workshop | Administração Aberta – Um desafio para o Estado e para a Sociedade

Durante a OGW debatem-se os temas fundamentais de Administração Aberta mas, mais importante, reforçam-se as parcerias que hão-de levar à concretização dos 9 compromissos estabelecidos no II Plano de Ação Nacional de Administração Aberta (2021-2023).

É crucial que a Administração Pública reflita e defina, em conjunto com diferentes parceiros, mecanismos que garantam o acesso e compreensão da informação para que a sociedade e os cidadãos tomem decisões mais informadas, criando, desta forma, uma verdadeira Administração Aberta e Transparente.

A participação da AMA e do LabX na OGW deriva da adesão de Portugal a esta parceria com a Open Government Partnership (OGP). Esta é uma iniciativa multilateral criada em 2011 e que visa garantir compromissos concretos dos governos para salvaguardar a transparência, promover a participação pública, combater e prevenir a corrupção e utilizar as novas tecnologias para fortalecer a democracia participativa.

logotipo logotipo logotipo