Sessões de diagnóstico exploratório com a Segurança Social

11 Setembro 2023

A convite do Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS), realizámos três sessões colaborativas de diagnóstico exploratório aos desafios no relacionamento dos cidadãos com a Segurança Social para 46 dirigentes e técnicos de serviços da Segurança Social de norte a sul do País. Estas sessões realizaram-se entre maio e junho e abriram espaço para o Instituto potenciar novas dinâmicas de inovação, simplificação e participação no seu relacionamento com o cidadão e empresas

Na manhã do dia 30 de maio ocorreu a sessão inaugural com o Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, e a Presidente do ISS, Ana Vasques, e à tarde o LabX iniciou uma sessão de ativação com todos os participantes para alinhamento dos objetivos e expetativas da iniciativa.

Nas sessões de 19 e 20 de junho mapearam-se os problemas recolhidos a partir da auscultação aos cidadãos e, a partir de dinâmicas de inteligência coletiva, geraram-se ideias para melhorar o relacionamento dos cidadãos com o Instituto. 

Na conclusão desta iniciativa o LabX apresentou um documento que permite informar e apoiar o ISS na definição de vias de trabalho futuras para responder aos desafios que lhe são colocados no relacionamento com o cidadão. Através de uma abordagem colaborativa, esta reflexão e partilha de perspetivas dos colaboradores do ISS sobre desafios comuns permitiu abrir espaço para potenciais projetos inovadores, seja para aprofundar o conhecimento sobre áreas de problemas apontadas por este diagnóstico exploratório ou seguir as pistas apresentadas para trabalhar algumas das ideias geradas de forma a apurar o seu potencial de resposta. 

Segurança Social: sessão inaugural com o Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos
Fotografia na sessão de 30 de maio de 2023: Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos.
Segurança Social: Presidente do ISS, Ana Vasques
Fotografia na sessão de 30 de maio de 2023: Presidente do ISS, Ana Vasques.
logotipo logotipo logotipo