Sessões de teste ao Kit Inicial de Inovação Antecipatória

27 Dezembro 2023

A gestão de uma organização deve ser proativa, fornecendo não só respostas eficazes aos problemas do dia-a-dia, mas assumindo também uma postura antecipatória face a desafios que, na maior parte das vezes, não podem ser previstos. Através da inovação antecipatória é possível explorar, experimentar e antecipar cenários futuros de ação, aumentando o conhecimento e a capacidade de resposta que está embutida nas organizações públicas.

Neste contexto desenvolvemos o Kit Inicial de Inovação Antecipatória com a colaboração de peritos nacionais e internacionais, um manual que contém ferramentas, metodologias e instruções passo-a-passo para ajudar as entidades públicas a compreenderem os cenários incertos e explorarem oportunidades para melhor se prepararem.

Desta forma, e para testar em contexto real o comportamento das várias ferramentas do kit, durante o ano 2023 realizámos quatro sessões com entidades públicas de diversas áreas:

  • Agência para a Modernização Administrativa
  • Instituto da Segurança Social
  • Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros
  • Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central

Com os resultados destes testes pretendemos melhorar o kit e disponibilizar uma nova versão no início do ano de 2024.

Fotografia: Capacitação "Kit Inicial de Inovação Antecipatória" por um facilitador do LabX a 18 colaboradores do ISS-Instituto da Segurança Social.
Capacitação “Kit Inicial de Inovação Antecipatória” por um facilitador do LabX a 18 colaboradores do ISS-Instituto da Segurança Social.

logotipo logotipo logotipo