Oficinas de Simplificação da Linguagem

OBJETIVO
Este projeto surgiu com a construção da metodologia da simplificação da linguagem do LabX para apoiar as entidades públicas a adotar uma escrita simples na sua comunicação. O objetivo é colocar os servidores públicos que escrevem as comunicações frente a frente com os seus destinatários e adequar a comunicação de acordo com o feedback recebido. Assim, permite-se que as entidades centrem efetivamente a sua comunicação nos seus leitores permitindo melhorar a eficiência administrativa e a própria participação cidadã. 

BENEFICIÁRIOS 
Este projeto beneficia o trabalho das equipas de comunicação ou de criação de conteúdos e nas que trabalham no atendimento ao público, beneficiando diretamente cidadãos e empresas destinatários desta comunicação pública.

ABORDAGEM 
A adoção de uma linguagem simples, para comunicar com clareza e de maneira acessível com o público a que se destina uma comunicação, tem sido uma preocupação de vários governos pelo mundo. É neste âmbito que o LabX desenvolveu uma metodologia que ajude as entidades a facilmente aplicarem boas práticas de redação nas suas comunicações internas, envolvendo os seus destinatários finais. Para tal, baseou-se em experiências da DNP – Departamento Nacional de Planeación (Colômbia) com os “Laboratórios de Simplicidad” e do (011).lab – Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo (Brasil) com o “Programa Municipal de Linguagem Simples”. 

Após a fase de teste da metodologia, numa Loja de Cidadão e com a Autoridade Tributária e Aduaneira, consolidou-se o desenho da metodologia com a adoção de 6 passos, todos eles para serem realizados de forma colaborativa dentro da entidade e com os seus destinatários finais.

Metodologia das Oficinas de Simplificação

PRINCIPAIS RESULTADOS 
Da avaliação realizada junto das 10 entidades públicas e dos 130 funcionários públicos que participaram nas oficinas, verificaram-se as seguintes vantagens do seu uso em contexto no setor público ao permitir:  

  • Conhecer, avaliar e transformar documentos de comunicação das entidades públicas, através de conhecimento empírico, ou seja, confrontar os documentos com os utilizadores numa sessão entre entidades e cidadãos; 
  • Alinhar a linguagem com a dos cidadãos; 
  • Evitar erros de má interpretação que, eventualmente, poderão provocar efeitos negativos aos serviços, como o aumento da afluência, tempos de espera. 

Os materiais (manual de natureza «do-it-yourself», 10 guias orientadoras e guião das sessões colaborativas) estão pensados para serem replicados e utilizados pelos funcionários públicos. O LabX fará ciclos iterativos de teste da metodologia e revisão dos materiais com a participação das entidades capacitadas.

Artigo “Promover o uso de linguagem clara e útil na comunicação do Estado”

CAPACITAÇÃO

Oficinas de Simplificação da Linguagem

Apresentação da capacitação das Oficinas de Simplificação da Linguagem.

Aceda ao folheto Link externo

MANUAL DE APLICAÇÃO

Manual
Oficinas de Simplificação

Este manual de natureza «do-it-yourself», explica como cada um de nós, dentro das nossas entidades da Administração Pública, pode transformar documentos ou comunicações, dirigidas aos cidadãos, de uma linguagem mais técnica para uma linguagem mais simplificada.

Aceda ao manual Link externo

logotipo logotipo logotipo logotipo logotipo logotipo