Rede de Laboratórios

OBJETIVO
Criar um espaço aberto e seguro, de partilha de experiências, conhecimento e visões, de forma a disseminar uma cultura de experimentação e inovação no setor público, sob a coordenação do LabX. Gerando, desta forma, uma cintura de multiplicadores que vai promover a transformação do ecossistema de inovação do setor público através das atividades dos seus membros.

BENEFICIÁRIOS
Esta rede de laboratórios permite beneficiar diretamente as entidades públicas, de cariz central, regional ou local, e cidadãos e empresas, de forma indireta abrangidos pelos projetos experimentais desenvolvidos pelos membros da Rede.

ABORDAGEM
Um laboratório de inovação e experimentação é um espaço que promove a investigação para informar decisões e faz uso da criatividade coletiva para gerar ideias de forma a dar respostas aos desafios das organizações públicas. Faz uso da experimentação para testar soluções com cidadãos e trabalhadores da Administração Pública, em ambiente real e de risco controlado, para as validar e implementar.

Ciente do seu papel enquanto facilitador e ativador do ecossistema de inovação da Administração Pública, o LabX criou em 2020 a Rede de Laboratórios de Experimentação constituída por laboratórios protocolados com a AMA. Em 2022, passa a designar-se de Rede de Laboratórios de Inovação e Experimentação no Setor Público para poder incluir laboratórios já constituídos em entidades públicas.

VISÃO
 Ser o motor da inovação e transformação do setor público.

MISSÃO
Promover a colaboração e cooperação entre os seus membros através da partilha de experiências, conhecimento e boas práticas, para disseminar uma cultura de experimentação e inovação, apoiando as instituições do setor público no desenho de soluções adequadas às necessidades de cidadãos e empresas. 

PRINCÍPIOS
Os 9 Princípios da Rede de Laboratórios
Os 9 Princípios da Rede de Laboratórios

COMO ADERIR
Através de um protocolo de colaboração entre a entidade pública interessada e a AMA, através do LabX, que pode ter duas vias alternativas:

  • Opção 1 –Apoio à criação de um laboratório de inovação e experimentação, que inclui a adesão direta à Rede; ou
  • Opção 2 – Adesão à Rede de Laboratórios de Inovação e Experimentação no Setor Público de um laboratório já em atividade.

SABER MAIS:
Pode contactar-nos através dos nossos canais habituais caso pretenda esclarecer dúvidas ou querer abordar-nos para uma conversa exploratória sobre uma possível colaboração.

Email: labx@labx.gov.pt

Telefone: +351 217 231 200

PRINCIPAIS RESULTADOS

MEMBROS DA REDE

LabXCentro para a Inovação no Setor Público
LMx Coimbra –
Laboratório Municipal de Experimentação de Coimbra
Lx LEM –
Laboratório de Experimentação Municipal de Lisboa
LouléXLab –
Laboratório de Experimentação do Município de Loulé
LEM Valongo –
Laboratório Experimentação do Município de Valongo
LabInov –
Laboratório de Inovação da Polícia Judiciária
Oeste + Inovação –
Laboratório de Experimentação e Inovação da Região Oeste
Incuba.Açores –
Laboratório de Experimentação da Administração Pública Regional dos Açores
DIVINOV – Divisão de Inovação e Transformação do Estado-Maior da Armada
Direção de Inovação e Soluções de Mobilidade da EMEL – Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa

Para ver todos os laboratórios da região de Lisboa (4 atualmente), aumente o mapa de Portugal (Zoom +).

REDE DE LABORATÓRIOS

Consulte o documento

Este documento apresenta a importância dos Laboratórios de Inovação e Experimentação no Setor Público e as vantagens de pertencerem à Rede de Laboratórios.

Aceda ao folheto Download
logotipo logotipo logotipo