Terminou a 4ª Edição do Inovador em Residência
27 Dezembro 2023
Entre os dias 6 e 30 de novembro, acolhemos uma inovadora do Município de Lisboa, naquela que foi a 4ª edição do Inovador em Residência. Durante este período, a colega trabalhou nos projetos do LabX de forma imersiva e acompanhou muitas das nossas atividades e iniciativas. Foram semanas de muito trabalho, mas também de boa disposição e aprendizagem entre as duas partes.
A iniciativa Inovador em Residência, desenvolvida pelo LabX, permite que funcionários da Administração Pública portuguesa possam realizar uma experiência de trabalho imersivo no contexto da equipa LabX. Durante um mês, os Inovadores em Residência conhecem formas inovadoras de abordar os desafios do setor público e trabalham diretamente nos projetos que, à data, o LabX tem em desenvolvimento.
Nesta edição de 2023, recebemos uma colega do Município de Lisboa, que, para além de acompanhar vários dos nossos projetos durante estas semanas, principalmente projetos direcionados para o atendimento nos serviços públicos, teve ainda a oportunidade de ser uma das alunas do Curso de Desenho de Serviços e de acompanhar as várias reuniões e workshops que o LabX realizou com a Delegação do Laboratório de Inovação da Secretaria-Geral do Governo da Roménia.
Para o ano há mais!
“A minha participação na 4ª edição do “Inovador em Residência”
“Esta experiência excedeu as minhas expetativas e foi muito inspiradora.
Deu-me a oportunidade única, que muito aprecio, de perceber os “bastidores” dos projetos de inovação na administração pública: o que se faz e como se faz antes de vermos anunciados os Simplex, as novas funcionalidades das Lojas de Cidadão, os serviços online ou a descentração nos procedimentos para a centração nos eventos de vida do cidadão.
Em termos de aprendizagens, permitiu-me ter uma visão mais integrada de como se pensa e promove a inovação, participação e simplificação na AP, nomeadamente a nível internacional, europeu e nacional. Esta visão permitiu-me identificar sites e documentos a que pretendo estar atenta e acompanhar, bem como divulgar no meu serviço de origem.
O mesmo aconteceu com a abordagem prospetiva à inovação no setor público, que me entusiasmou muitíssimo.”
Graça Pissarra