Workshop sobre Dados Abertos na Cimeira do “Digital Nations”

27 Dezembro 2023

Entre os dias 13 e 15 de novembro, no âmbito da presidência portuguesa do fórum internacional “Digital Nations”, Lisboa foi o palco da cimeira anual deste grupo, que este ano teve os seus debates e trabalhos orientados para o tema “Better Data, Better Society”

A AMA, enquanto ponto de contacto nacional neste grupo internacional, e mais exatamente o LabX, a Equipa de Relações Internacionais e Institucionais e o TicAPP – Centro de Competências Digitais da Administração Pública, organizou um workshop na manhã do dia 15 de novembro, com o objetivo de os delegados dos países representados na Cimeira puderem, de forma colaborativa, debater o impacto dos dados abertos.

Os delegados dos diferentes países tiveram a oportunidade de analisar: a importância de medir o impacto dos dados abertos; os benefícios da promoção e uso de dados abertos; e as condições base que devem existir para uma boa utilização destes dados. Foi ainda possível darem a conhecer estudos de caso nos seus países.

Relembramos que, fundado em 2014, o “Digital Nations” funciona como um fórum internacional, em que países com bons desempenhos em matéria de governo digital, debatem desafios e oportunidades ligados a esta temática. Atualmente os Estados membros são: a Estónia; Israel; a Coreia do Sul; a Nova Zelândia; o Reino Unido; o Canada; o Uruguai; o México; Portugal; e a Dinamarca.

logotipo logotipo logotipo