4 anos LabX

1 Setembro 2021

Faz hoje, dia 1 de sembro de 2021, exatamente quatro anos que se iniciou o percurso do LabX, agora designado por LabX – Centro para a Inovação no Setor Público.

A proposta transformadora do LabX passava por abrir um espaço seguro para experimentar soluções inovadoras para a Administração Pública. Neste ambiente controlado, a inovação pública não só estaria centrada nas necessidades de cidadãos e empresas, como poderia ser testada antes da implementação, aprendendo com os «erros» e reduzindo os riscos de desperdícios.

Mais do que ser um espaço de experimentação, o LabX assumiu igualmente a missão de ajudar a transformar a Administração Pública, apoiando o desenvolvimento de novas competências e a construção de conhecimento de forma colaborativa nas entidades públicas, criando ligações e trazendo contributos, não só do sistema científico nacional, da Academia mas também através de parcerias internacionais com organizações relevantes do ecossistema internacional da inovação no setor público.

Ao longo destes quatro anos, o LabX pôde mostrar o seu valor pela materialização de 25 projetos experimentais acolhidos por organizações públicas, levando ao seu seio as competências para poderem promover a inovação por moto próprio. Graças à participação de mais de 10000 cidadãos e de mais de 2250 trabalhadores públicos, além do envolvimento com o sistema científico e tecnológico nacional, foi possível mostrar as vantagens de contribuir de maneira colaborativa para a missão de melhorar a qualidade dos serviços públicos e trazer valor à sociedade portuguesa.

Neste contexto, destaque para a Rede de Inovadores, uma rede de trabalhadores e dirigentes em funções públicas que tem como objetivos a partilha e promoção de boas práticas, a incubação e tutoria de projetos experimentais bem como a capacitação dos membros da rede, que conta atualmente com perto de 700 participantes. Destaque também para a Rede de Laboratórios de Experimentação, constituída por equipas da Administração Pública, que trabalham colaborativamente com o LabX e que atuam em ciclos de prototipagem rápida para materializar projetos destinados a (re)desenhar melhores serviços públicos

Neste momento, em que o LabX se assume como Centro para a Inovação no Setor Público, abrem-se novas e mais ambiciosas perspetivas para a sua atividade e o seu impacto, mantendo-se o foco na missão de continuar a transformar a Administração Pública num processo de melhoria contínua que permita dar melhores respostas às necessidades e expectativas de cidadãos e empresas. Neste contexto, destacamos o Programa Transformar, um modelo de atuação do LabX, que articula três áreas de atuação estreitamente ligadas: a inovação nos serviços públicos, a simplificação administrativa e a participação de todas as pessoas.

logotipo logotipo logotipo