A usabilidade do novo Cartão do Cidadão

5 Junho 2023

Foi anunciado pelo Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, o lançamento da nova versão do Cartão de Cidadão para este ano. O novo cartão terá um design mais moderno e mais seguro, pois terá mais mecanismos de segurança e contará com a tecnologia contacteless, entre outras novidades. Antes do seu lançamento, o LabX auscultou cidadãos para otimizações à versão final. 

Fará este ano 16 anos que o Cartão de Cidadão está nas nossas carteiras, substituindo o “velhinho” Bilhete de Identidade” e trazendo consigo enormes vantagens para o Cidadão e a própria Administração Pública. A 7 de dezembro de 2007 foi entregue o primeiro Cartão de Cidadão a um dos habitantes da cidade da Horta, ilha do Faial, escolhida para o lançamento por ter sido onde nasceu o Presidente da República Manuel de Arriaga e o 1º português que tirou um Bilhete de Identidade em 1914.        

Ainda em fase de protótipo, o LabX, em parceria com a Behavioral Insight Unit da Universidade Católica, desenvolveu um processo para auscultar cidadãos com diferentes perfis por forma a conhecer a sua opinião sobre: a usabilidade do Cartão de Cidadão, quantidade e distribuição da informação no cartão, legibilidade e contraste entre letras e fundo e modos de uso.    

Durante o mês de abril, foram realizadas três sessões presenciais, em três diferentes cidades, envolvendo cidadãos com diferentes perfis e geografias para garantir uma diversidade de opiniões e de utilização do Cartão de Cidadão. Os resultados e as aprendizagens foram partilhados com a equipa que está a desenvolver o novo Cartão de Cidadão.  

logotipo logotipo logotipo