Capacitação em Desenho de Serviços Públicos
27 Dezembro 2023
Durante o mês de novembro voltámos a dinamizar a nossa capacitação em Desenho de Serviços Públicos, com uma ação presencial e outra online. Ao todo, 17 participantes de 8 entidades da administração central e local utilizaram a metodologia do LabX para endereçar problemas reais de serviços públicos.
A Capacitação em Desenho de Serviços Públicos é um curso predominantemente prático, em que os formandos são colocados perante um problema real de serviços públicos, o qual devem abordar utilizando a metodologia e os instrumentos de Desenho de Serviços que o LabX utiliza nos seus projetos.
A capacitação online, desenvolvida durante o período de pandemia, combina o autoestudo, sessões síncronas e trabalho colaborativo a distância em 3 ciclos correspondentes às 3 fases da metodologia do LabX – Investigar, Cocriar e Experimentar. O processo de autoestudo serve essencialmente enquanto suporte teórico para os métodos e para as ferramentas que se vão utilizar depois na abordagem aos problemas enquanto as sessões síncronas servem para preparar e apresentar os resultados do “trabalho de campo” que cada grupo tem de realizar.
A capacitação presencial, com duas sessões de dia inteiro, segue o mesmo padrão, com um momento inicial de construção de conhecimento e apropriação de métodos e instrumentos e depois uma aplicação prática, no período compreendido entre as duas sessões presenciais, em que os grupos têm de fazer “trabalho de terreno” na investigação sobre os seus problemas.
Estes modelos de capacitação possibilitam, através de uma abordagem simples e direta, promover a utilização em contexto real e simulado de instrumentos de investigação, como as entrevistas etnográficas, os mapas de jornada ou os inquéritos por questionário, de cocriação, como o brainstorming e as matrizes de seleção de ideias e de experimentação como sejam a criação de protótipos em maquete ou em Storyboard. Ao todo, os 5 grupos de trabalho que participaram nas edições deste ano realizaram cerca de 2 dezenas de entrevistas, obtiveram mais de 200 participações em inquéritos por questionário online e realizaram mais de 10 horas de observação participante que resultaram na apresentação de 5 protótipos que materializaram soluções práticas e concretas para os desafios que lhes foram colocados.