Dos princípios à prática: Innovation Playbook

25 Maio 2022

Desde 22 de maio de 2019 já aderiram 43 países à Declaração da OCDE sobre Inovação do Setor Público. De acordo com a OCDE (2019), esta declaração é uma mensagem forte para a comunidade internacional de que a inovação do setor público está na frente e no centro da sua agenda, estabelecendo cinco princípios que podem ser acionados por governos ou organizações públicas para informar, melhorar e expandir a sua inovação e gestão.

Princípios da Inovação

1 – Adotar e reforçar a inovação no setor público
2 – Encorajar e providenciar os meios que permitam aos funcionários públicos inovar
3 – Cultivar novas parcerias e envolver diversas vozes no processo de inovação
4 – Promover a exploração, iteração e teste

5 – Difundir lições e partilhar boas práticas

Na qualidade de ponto de contacto nacional do OPSI- Observatório de Inovação do Setor Público da OCDE, a AMA/LabX juntou-se a entidades de dez países – como Austrália, Bélgica, República Checa, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Roménia, Espanha e Suécia – para um processo de cocriação e experimentação com o intuito de colocar estes princípios em prática.

É desta forma que surge o Innovation Playbook, que com três questões apoia dirigentes e técnicos da Administração Pública a avaliar a sua capacidade de inovar em equipa e a implementar ideias que deem resposta aos vários desafios que enfrentam.

Orientado para ser acessível, acionável e centrado nas necessidades e desafios do utilizador, este manual propõe 167 ações, das quais destacamos o trabalho realizado pelo LabX na criação do Kit inicial de Inovação Antecipatória. Trata-se de um pacote de instrumentos que apoia as entidades a investir na antecipação de cenários e na preparação de respostas a incertezas do futuro.

Dos princípios à prática: Innovation Playbook

Imagem do Innovation PlayBook
Innovation Playbook

A Declaração da OCDE sobre Inovação do Setor Público é um instrumento jurídico baseado em cinco princípios e ações associadas para governos ou organizações públicas promoverem a inovação no sector público. Para apoiar a sua implementação no contexto de cada país, a OPSI cocriou o Innovation Playbook, um manual com uma linguagem acessível, com ações facilmente acionáveis e construído para dar resposta às necessidades dos utilizadores do serviço público.

Playbook Link externo
logotipo logotipo logotipo