Educação para a Cidadania – Agora Falo Eu!

22 Dezembro 2020

No passado dia 11 de setembro, foi apresentado publicamente o jogo “Agora Falo Eu!”, numa sessão que decorreu nas instalações do projeto Raiz, em Ramalde, no Porto. O “Agora Falo Eu!” é um jogo pedagógico com cartas, baseado na iniciativa brasileira “De olho na escola” e que foi criado no âmbito de um projeto de Educação para a Cidadania.

O jogo foi desenvolvido em colaboração com a Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade, o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., a Direção-Geral da Educação e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A., com ilustrações de José Cardoso. A todos, bem como à Animar e ao Programa Escolhas que envolveram as suas redes no processo de experimentação, os nossos agradecimentos.

O jogo contém 8 cartas de perguntas e 120 cartas de imagens. Ao longo do jogo, as crianças são convidadas a responder às cartas de perguntas com as cartas de imagens que lhes são fornecidas.

O jogo tem as seguintes finalidades:

Diagnóstico participativo: dar a palavra às crianças na definição dos seus interesses na área da Cidadania e na identificação dos suportes mais indicados para trabalhar a Cidadania e a Participação Cívica. Através do diagnóstico realizado, podemos definir melhor os projetos e as iniciativas a desenvolver.

Apoio à escolha de atividades, mediante votação: promover o envolvimento das crianças na escolha das atividades a desenvolver, através da votação de propostas que resultem do processo de diagnóstico

Explorar temáticas de cidadania e desenvolvimento: o jogo permite o contacto com temáticas de cidadania e a participação em dinâmicas democráticas.

logotipo logotipo logotipo