Julho, mês da Inovação

2 Julho 2021

Julho é sinónimo de inovação para a Administração Pública (AP). Tudo começou em julho de 2018, quando a Inovação AP iniciou um conjunto de iniciativas para levar o Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP) a toda a AP. E pelo terceiro ano consecutivo celebramos em julho, o mês da inovação, que tem como objetivo ativar a participação, a simplificação e a inovação na Administração pública.

O mês de julho representa o início da entrada em vigor do SIIGeP, estabelecido pela Portaria n.º 186/2018, de 27 de junho, e, em 2021, a celebração de um ano sobre a publicação da Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020 -2023, publicada na Resolução do Conselho de Ministros n.º 55/2020, 31 de julho.

Para assinalar a importância e o crescimento do ecossistema de inovação na AP, este ano declinamos a palavra inovação com duas outras palavras fortes: a participação e a simplificação. É esta a trilogia da modernização administrativa, suportada pelo digital, mas concebida e concretizada pelas pessoas. Uma energia transformadora que produz resultados, dentro da AP e na sua relação com a sociedade que serve.


Balanço

Ao longo do mês de julho, realizámos seis iniciativas: três webinars, uma sessão aberta e entrevista ao júri dos prémios no âmbito do SIIGeP e uma Oficina@LabX.

Veja ou reveja todos os vídeos que preparámos para si!


Webinars

Participar para Inovar: Que espaços estamos a construir?

Veja ou reveja o webinar

A participação é uma das principais alavancas da inovação. Envolver os trabalhadores e os cidadãos num ecossistema participativo amplo e inclusivo, permite identificar temas a resolver, conceber as melhores abordagens, testar respostas, atuar mais rápido, chegar a todas e a todos. A participação abre espaço para pensar e fazer diferente, para gerar confiança, para reforçar a capacidade de concretização. Por isso, desenvolver a participação em todas as suas formas, através de diversos instrumentos e ferramentas, em sistemas adequados a cada contexto organizacional e cultural, é fundamental para potenciar a inovação. É, por isso, necessário compreender como podemos estimular a participação e dinamizá-la de forma sistemática na gestão pública.  


Simplificação: Inovação com impacto na vida das pessoas

Veja ou reveja o webinar

A burocracia é o alvo principal da simplificação. A inovação é a principal forma de encontrar soluções novas para eliminar os procedimentos inúteis e para simplificar os procedimentos necessários. A compreensão da tensão existente entre a burocracia e a inovação é essencial para compreendermos a importância do desafio da simplificação. Em Portugal, o programa SIMPLEX tem sido, ao longo dos últimos anos, uma das ferramentas mais eficazes da política de inovação na administração pública. Para compreender a inovação, é necessário compreender o que aprendemos com este programa bandeira da modernização administrativa e discutir a visão para a simplificação administrativa no futuro. 


Um olhar global sobre a Inovação no setor Público (evento em língua inglesa)

Veja ou reveja o webinar

A inovação na administração pública decorre da necessidade de adaptar o papel tradicional das estruturas e dos serviços públicos às necessidades emergentes da sociedade. Abertura, transparência, simplificação, participação e os novos desenhos das soluções e das próprias entidades públicas são os principais aspetos tocados pela inovação. As tecnologias digitais abrem novas possibilidades, mas também é necessário desenvolver novas competências, liderar de outro modo e criar ambientes propícios à imaginação, às novas ideias e à experimentação. Um pouco por todo o mundo, a inovação na Administração Pública é discutida e acontece nas mais diversas formas e circunstâncias. Ter consciência deste desafio global é parte importante da mobilização para aumentar a capacidade de inovar

logotipo logotipo logotipo