Que nome sugere para este jogo?

13 Janeiro 2023

LabX, em colaboração com a Oficina e um investigador em serious games, está a construir um jogo de sistemas de participação para entidades, organizações e municípios! O objetivo deste jogo é juntar várias unidades orgânicas da mesma entidade e debater quais são as práticas participativas que aplicam e que poderiam vir a aplicar. Mas, acima de tudo, que reflitam se essas práticas podem ou não funcionar em forma de sistema! 

Agora convidamos todos a conhecer esta ideia e a propor um nome para o jogo. Participe até 24 de janeiro de 2023 através deste formulário!

6 etapas da dinâmica de jogo

O que é um Sistema de Participação?
Um Sistema de Participação é um modelo de organização que pretende articular as práticas participativas de uma entidade de modo a promover um pensamento estruturado e uma visão sistémica sobre a participação dos cidadãos. Pretende-se, através da articulação das práticas, desenvolver um sistema verdadeiramente centrado no cidadão, em que este decide como quer participar.

Qual é a finalidade do jogo?
O jogo de sistemas de participação é um serious game, baseado no “Jogo da Participação” da cidade de Helsínquia e que pretende ajudar as entidades a estruturar e a desenvolver os seus próprios Sistemas de Participação. O jogo permite:

  • Diagnóstico interno: fazer um levantamento das iniciativas que a entidade promove que envolvem o cidadão ou entidades do sector social. 
  • Perspetivar o futuro: identificar pontos de melhoria nas práticas existentes e idear sobre novas oportunidades de envolvimento.

A quem se destina?
Este jogo destina-se a equipas de entidades públicas, com responsabilidade direta ou indireta na implementação de práticas participativas.

logotipo logotipo logotipo