Desenho Participativo (Gabinete Nacional de Segurança)

DESAFIO
Este projeto visou aplicar uma abordagem participativa que assegurasse que o desenho da solução tecnológica do novo sistema de credenciação (CRESO) tivesse em conta as necessidades e os contributos dos utilizadores que fazem os pedidos de credenciais ao Gabinete Nacional de Segurança.

BENEFICIÁRIOS
Este projeto beneficia principalmente utilizadores do sistema e entidades conectadas.

ABORDAGEM
O LabX desenhou e facilitou duas sessões contando com a participação de utilizadores que no seu dia-a-dia submetem pedidos de credenciação ao Gabinete Nacional de Segurança. Estas sessões contaram com a facilitação, moderada, do gestor do projeto e com a participação da empresa contratada para desenvolver o novo serviço online de credenciação. Nestas duas sessões conseguiu-se identificar os pontos de dor e as oportunidades de melhoria do atual modelo de submissão de pedidos, geraram-se ideias sobre como simplificar o processo e testaram-se protótipos de baixa fidelidade do novo serviço online de credenciação junto dos utilizadores. Depois, a terceira sessão foi já dinamizada pelo gestor do projeto, que beneficiou das duas primeiras sessões para adquirir competências e instrumentos e ganhar o empenho dos mesmos utilizadores no projeto, de forma a testar a solução desenvolvida.

PRINCIPAIS RESULTADOS
A abordagem realizada permitiu identificar as vantagens que um processo centrado no utilizador pode trazer ao desenho de uma nova solução tecnológica dentro da Administração Pública, designadamente:

  • Trazendo contributos para a nova solução;
  • Permitindo diversificar as perspectivas integradas na solução a desenvolver;
  • Derrubando silos dentro da organização;
  • Transferindo competências de inovação para as equipas de projeto;
  • Estimulando o empenho e o entusiasmo dos utilizadores;
  • Transformando a cultura de trabalho;
  • Permitindo acelerar o projeto.
logotipo logotipo logotipo