Gamificação

OBJETIVO
Potenciar a satisfação, produtividade, colaboração e a participação, tornando espontâneo atingir metas e objetivos em qualquer contexto de trabalho. 

BENEFICIÁRIOS
Entidades da Administração Pública Central, Regional ou Local

ABORDAGEM
A “gamificação” consiste em utilizar mecânicas e estratégias de jogos em contextos reais e diferenciados. As mais valias da gamificação vão muito além do fator de entretenimento, podendo impactar aspetos como a produtividade, foco, determinação e a participação, tornando mais fácil atingir metas e objetivos em qualquer contexto. Apesar de ser um processo já reconhecido em áreas como o marketing e a educação, a utilização de jogos sérios começa a ser uma prática cada vez mais comum na gestão organizacional, utilizando elementos como as recompensas, as tabelas de pontuação, o feedback instantâneo, tirando o melhor partido da necessidade de competição que é intrínseca ao ser humano.


No LabX procuramos integrar estas abordagens em diferentes contextos, seja durante as atividades de um projeto, para alinhamento de equipa ou para a definição de estratégias ou planos de ação, seja no desenvolvimento de instrumentos específicos ou para a dinamização de workshops.

PRINCIPAIS RESULTADOS

No projeto Educação para a Cidadania foi utilizada a gamificação para encontrar modelos complementares e alternativos de promoção da participação cívica em crianças e jovens. 

1 | Iniciativa de aplicação

Oficina de Lego Serious Play
Metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®

Exploração de um método de trabalho dentro da Administração Pública recorrendo à metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® em que numa sessão os participantes representam uma visão conjunta sobre aquilo que pode vir a ser a estratégia ou atividades da equipa/entidade, de uma forma colaborativa, divertida e descomplicada através de metáforas.

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Artigo “Mas isto é alguma brincadeira?!”

2 | Iniciativa de aplicação

Conjunto do jogo que inclui cartas, urna e instruções
Jogo Agora Falo Eu!

O jogo é destinado a entidades que trabalhem com crianças dos 7 aos 13 anos e pretende, partir das dinâmicas do jogo, promover formas alternativas de desenvolver competências de cidadania e de participação cívica em crianças e jovens e de fomentar a implementação de pequenos projetos na sua comunidade, concebidos e selecionados pelas próprias crianças.

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3 | Iniciativa de aplicação

Conjunto do jogo que inclui cartas e instruções
Estrelas da Cidadania

Jogo de tabuleiro que utiliza uma metáfora sobre “exploração espacial” para trabalhar as temáticas de cidadania que foram evidenciados na investigação como os mais relevantes para crianças do 1º e 2º ciclo do ensino básico. Pretende-se assim trabalhar os temas de uma forma descontextualizada da realidade “terrestre”, através de uma solução “gamificada”.

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4 | Iniciativa de aplicação

Dinamização do Jogo dos Exploradores
Jogo dos Exploradores

De forma a responder às necessidades de alinhamento estratégico e operacional entre equipas de projeto, desenvolveu-se um protótipo de ferramenta gamificada que, usando a história da expansão marítima portuguesa como pano de fundo e recorrendo aos seus símbolos e arquétipos, promove uma reflexão prática sobre o planeamento e o desenvolvimento de projetos experimentais.

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