Diário da República Eletrónico

DESAFIO:
A desmaterialização do Diário da República Eletrónico (DRE) levantou desafios que levaram a que o registo de atos submetidos apresentasse uma taxa de rejeição elevada, o que implicava custos e trabalho acrescido a todos os envolvidos.

BENEFICIÁRIOS:
Este projeto beneficia principalmente as equipas afetas ao DRE e todas as entidades públicas, centrais ou locais, que submetem atos para o DRE.

ABORDAGEM:
Inicialmente, o LabX procedeu a uma investigação sobre os dados estatísticos da submissão de atos no DRE e entrevistou trabalhadores da equipa do DRE de forma a desenhar o seu fluxo de trabalho. De seguida, realizaram-se testes de usabilidade ao portal do DRE, mapeando a experiência de utilizadores reais que se autenticam e submetem um ato no portal. No final, elaborou-se um guia de boas práticas, bem como recomendações para a melhoria de serviços chave na submissão de atos no DRE, nomeadamente melhorar a experiência do utilizador, minimizar a taxa de rejeição de atos e melhorar os fluxos internos de trabalho.

PRINCIPAIS RESULTADOS:

  • Relatório Final de Recomendações;
  • Guia de Boas Práticas.

Poster de projeto

Diário da República Eletrónico

Como podemos nós melhorar a experiência do utilizador para minimizar a percentagem de rejeição de atos e tornar o fluxo de trabalho das equipas DRE mais eficiente?

Link externo

logotipo logotipo logotipo