Balcão Único do Emprego | Portal IEFP Online

DESAFIO
Este projeto visa melhorar o funcionamento dos serviços públicos de emprego para os cidadãos desempregados nos processos de procura ativa de emprego e de formação profissional, bem como para as entidades empregadoras nos processos de seleção e contratação de novos colaboradores. Com a criação do novo Portal IEFP Online desmaterializaram-se as interações entre cidadãos, empresas e serviços públicos de emprego.

BENEFICIÁRIOS
Este projeto beneficia principalmente cidadãos desempregados e entidades empregadoras.

ABORDAGEM
Numa primeira fase, com o apoio de centros de investigação universitários, investigou-se a experiência dos cidadãos e empresas no uso do serviço do IEFP. Obteve-se uma perspetiva profunda das necessidades e barreiras deste serviço e, numa sessão de enquadramento, estes dados foram partilhados com os Centros de Emprego, onde não só se explorou os seus problemas e necessidades, bem como se geraram ideias de melhoria do serviço.

Numa segunda fase e após a criação do um novo portal do IEFP, o LabX realizou uma análise heurística, testes de usabilidade e aplicou inquéritos de satisfação a um conjunto de utilizadores reais. Desta fase, foi elaborado e entregue ao promotor do projeto, um conjunto de recomendações para melhorar a experiência dos utilizadores no novo portal IEFP e consequentemente aumentar a eficiência e qualidade deste serviço público digital.

Realizou-se um primeiro diagnóstico da aplicação destas recomendações após 6 meses.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Compreensão das necessidades e motivações dos utilizadores:

  • 23% de aumento de sessões de utilizador (candidatos a emprego e entidades empregadoras);
  • Aumento de 75% de acessos a partir de dispositivos móveis;
  • 36% de aumento de candidaturas para estágios profissionais submetidas no Portal.

Eficiência do serviço:

  • Redução em 25% das taxas de abandono (utilizadores que saem do site sem completar as suas tarefas);
  • 49% de aumento do número de novos utilizadores.

Satisfação de utilizadores e empresas que usam o serviço:

  • Desaparecimento de pedidos de suporte sobre candidaturas para estágios (> 1000 pedidos mensais em média): deste modo, libertaram-se mais de 320 horas mensais para a equipa de suporte do IEFP.

Lealdade e reputação da marca IEFP:

  • A experiência dos utilizadores (UX) no portal foi melhorada, poupando tempo a utilizadores e recursos ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), aumentado assim a eficiência e qualidade deste serviço público digital.

DURAÇÃO:

Balcão Único do Emprego: Março- Julho 2016

Portal IEFP Online: Setembro 2017 – Dezembro 2018


Relatório de Projeto

Desenho de Experiência de Utilizador num portal público

Relatório de análise de impacto da aplicação da metodologia do LabX no desenvolvimento do portal público da área do emprego – IEFPonline.

Aceda ao relatório Link externo

Apresentação

Balcão Único do Emprego

Com o apoio de três centros de investigação universitários, investigou-se a experiência dos cidadãos e empresas no uso do serviço do IEFP: processos de procura ativa de emprego e de formação profissional, bem como para processos de seleção e contratação de novos colaboradores.

Aceda à apresentação Link externo
logotipo logotipo logotipo