Integrar Valoriza | Laboratório Vivo no Município de Loulé
OBJETIVO
Coordenado e operacionalizado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), o projeto Integrar Valoriza conta com envolvimento de mais de 50 municípios de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e com estruturas locais da Academia e da Sociedade Civil.
O envolvimento do LabX, no âmbito da dimensão de investigação aplicada, contemplou o trabalho com o Município de Loulé para identificar as principais dificuldades e as necessidades específicas destas comunidades na região, de modo a promover uma resposta integrada das estruturas locais de apoio.
BENEFICIÁRIOS
Imigrantes residentes no Município de Loulé
ABORDAGEM
Com a colaboração do LouléXLab – Laboratório de Experimentação do Município de Loulé, do Departamento de Desenvolvimento Social e Saúde, da Incubadora de Inovação Social de Loulé e ainda com o apoio dos técnicos do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), foi desenvolvido um projeto de investigação que pretendia identificar soluções inovadoras para dar resposta às necessidades destas comunidades.
O projeto durou seis meses e dividiu-se em três fases:
- Investigação, dedicada à recolha de informação, permitindo delimitar as áreas de desafio preferenciais, associadas às necessidades mais prementes destas comunidades. Identificou-se a área da informação e comunicação como um dos desafios a trabalhar, uma vez que não só a informação está dispersa por diversos sites da administração pública, que a apresentam de forma muito díspar, como encontra-se numa linguagem pouco clara.
- Cocriação, em que em conjunto com todas as partes interessadas permitiu a identificação de possíveis soluções na área da informação dada aos imigrantes, designadamente aquela disponibilizada no Portal Loulé Migrante;
- Experimentação, feita com base num protótipo de alta-fidelidade de um “Portal Loulé Migrante” reformulado. O protótipo foi desenvolvido através da construção de vários mockups, transpostas depois para o InVision, e foi testado presencialmente em Loulé, com oito participantes de oito nacionalidades, o que permitiu a identificação de vários pontos de melhoria.
O processo de experimentação foi baseado num Laboratório Vivo, implementado nas instalações da Incubadora, em que convidámos representantes das diferentes comunidades de estrangeiros residentes na região a testar a solução de portal informativo e a partilhar os seus insights sobre as dificuldades encontradas no acolhimento e integração de estrangeiros em Portugal e, em particular, no Município de Loulé.
RESULTADOS
Todo o processo de diagnóstico, cocriação e experimentação permitiu a criação de sinergias entre as entidades envolvidas, que apesar de diferentes alcances e âmbitos de atuação, convergiram neste projeto para a resolução de problemas reais, com que são confrontadas estas comunidades no seu dia-a-dia em Portugal.
Para testar a adequabilidade da proposta de solução prototipada, foi implementado um Laboratório Vivo que pretendeu avaliar, em contexto, a utilização de uma ferramenta de acesso à informação em função de um
determinado conjunto de casos de uso idealizados para o efeito.
Das várias aprendizagens práticas do projeto destaca-se que:
- a organização da informação por áreas temáticas facilita o processo de pesquisa e de acesso à informação no Portal;
- deve ser evitada a utilização de “jargão administrativo” desconhecido da generalidade dos cidadãos estrangeiros;
- a disponibilização da informação organizada e indexada em páginas web é mais adequado em termos de usabilidade e acessibilidade do que a disponibilização de, por exemplo, guias temáticos em formato PDF.
RELATÓRIO
Integrar Valoriza – Laboratório Vivo no Município de Loulé
Neste documento apresenta-se o enquadramento do projeto Integrar Valoriza e a parceria entre o LabX, ACM e o Município de Loulé para identificar as principais dificuldades e as necessidades específicas das comunidades de imigrantes na região e testar soluções num contexto de Laboratório Vivo para promover uma resposta integrada das estruturas locais de apoio.
Relatório