Discurso Direto: Márcia Nogueira – Escolhas com Futuro

27 Janeiro 2023

Damos a conhecer a Associação Social Recreativa Cultural e Bem Fazer “Vai Avante” e o Programa Escolhas com Futuro – E8G da freguesia de S. Pedro da Cova, no Concelho de Gondomar, que em 2022 aceitou o nosso desafio de implementar o jogo Agora Falo Eu!

Associação Social Recreativa Cultural e Bem Fazer Vai Avante

A Associação Social Recreativa Cultural e Bem Fazer Vai Avante é uma organização local não governamental, sem fins lucrativos com estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social e de Instituição de Utilidade Pública reconhecida desde 1962. A sua missão consiste na promoção social e cultural dos habitantes do Concelho de Gondomar, visando o apoio às famílias, infância, juventude e população idosa, económica e socialmente mais carenciadas. Com o foco no desenvolvimento de um trabalho articulado, tem estabelecido parcerias, como o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) ou as escolas, com o intuito de promover a participação ativa da comunidade.

Escolhas com Futuro – E8G

A Associação Social Recreativa Cultural e Bem Fazer Vai Avante gere o Projeto Escolhas com Futuro – E8G de São Pedro da Cova, um projeto social e comunitário que visa combater a vulnerabilidade e a exclusão social nesse território. No seu testemunho referem que “trabalhamos na, com e para a comunidade, essencialmente com crianças e jovens cuja faixa etária vai desde os 6 aos 25 anos. A nossa intervenção passa pelos vários conjuntos habitacionais da zona, estendendo-se também ao contexto escolar. (…) Tendo como base orientadora o envolvimento de crianças e jovens em ações que promovam a inclusão social e a igualdade de oportunidades, o projeto estimula a aquisição e o desenvolvimento de competências adaptativas para o exercício de uma cidadania responsável, solidária e participativa”.

Enquadrada na 8ª Geração do Programa Escolhas, a Equipa Técnica é composta por 4 elementos com os seguintes perfis: Assistente Social; Psicóloga; Dinamizadora Comunitária; Monitor. Estes perfis trabalham de forma integrada na inclusão social e igualdade de oportunidades das crianças e jovens da comunidade local, principalmente as que são oriundas de meios desfavorecidos ao nível social, cultural e económico. Em 2022 a Associação manifestou interesse em receber um exemplar do jogo Agora Falo Eu! e Márcia Nogueira, a coordenadora do projeto e também psicóloga, partilhou connosco os resultados da sua aplicação.

Processo de implementação do jogo

Logotipo jogo Agora Falo Eu!

Com o objetivo de incentivar a adoção de atitudes e comportamentos de cidadania, a ocasião surgiu quando participaram nas I Olimpíadas da Cidadania, dinamizadas pelo Município de Gondomar. Nesse evento realizado a 23 de novembro de 2022 foram envolvidas, aproximadamente, 700 crianças e jovens das turmas de 5º ano das escolas do concelho. A Associação Vai Avante, em conjunto com o Projeto Escolhas com Futuro – E8G, esteve presente e promoveu a reflexão e tomada de posição crítica, de uma forma dinâmica e lúdica, relativamente a valores sociais fundamentais para a vida em sociedade.

O jogo “Agora Falo Eu” foi então aplicado a, aproximadamente, 200 participantes em cerca de 10 sessões do seguinte modo:

  1. Cada sessão teve uma duração média de 15 a 20 minutos por turma.
  2. As turmas eram divididas em 2 equipas com 8 cartas e tiravam a pergunta do jogo.
  3. Durante o período de jogo conseguiram aplicar, pelo menos, 5 perguntas para que as crianças tivessem tempo para debater em equipa e que refletissem sobre as respostas que davam: quais são os aspetos positivos e menos positivos, exemplos da sua vida, o que acontece na escola, na família.
Fotografia do evento I Olimpiadas da Cidadania em Gondomar com crianças na oficina do Projeto Escolhas com Futuro de São Pedro da Cova.

Reação das crianças com a dinâmica do jogo

Márcia afirma que nesta fase do diagnóstico “não senti da parte das crianças e jovens resistência em nenhuma pergunta, acho que até são simples e de fácil compreensão. As crianças tinham curiosidade sobre o jogo, principalmente pela urna. E a atribuição de pontos à melhor resposta incentiva a competição pois ficam muito animados. Um dos aspetos positivos do jogo é que é fácil de adaptar em diferentes contextos e é adequado para aplicar em sessões ligadas à Educação para a Cidadania”.

Não foi possível aplicar, no contexto do evento, o passo seguinte: votação de propostas de projetos locais, seja na escola ou na comunidade. Mas Márcia acredita que, sendo articulado com as escolas, é uma oportunidade de associar o tema da cidadania em ações concretas e com impacto.

Este é um exemplo de como as práticas colaborativas e lúdicas facilitam o diálogo entre as crianças, promovem a auscultação de grupo e ajudam no desenvolvimento de competências pessoais e sociais, contribuindo assim para a promoção de uma cidadania ativa e participativa.


logotipo logotipo logotipo