Future-proofing the public sector: cocreating the Anticipatory Innovation Starter Kit

27 Maio 2021

No dia 20 de maio, o LabX promoveu, em colaboração com o Observatório de Inovação do Setor Público (OPSI / OCDE), um workshop sob o tema «Future-proofing the public sector: cocreating the Anticipatory Innovation Starter Kit». Este workshop foi precedido por um webinar aberto a uma audiência internacional de especialistas e inovadores públicos, que organizámos para apresentar os progressos do programa de incubação do OPSI (OCDE) em que estamos a participar com este kit.

O workshop realizou-se no âmbito do processo de experimentação do kit inicial de inovação antecipatória que o LabX – Laboratório de Experimentação da Administração Pública está a desenvolver, este workshop reuniu dirigentes públicos e inovadores públicos para identificarem os desafios que se colocam à aplicação prática de instrumentos de inovação antecipatória no contexto da Administração Pública.

Para os resultados positivos deste workshop foi decisivo o interesse demonstrado pelo Alto Comissariado para as Migrações, pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, IP, pela aicep Portugal Global, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pela AT – Autoridade Tributária e Aduaneira, pela DGAL – Direção-Geral das Autarquias Locais, pelo Gabinete Nacional de Segurança – GNS, pelo IAPMEI, pelo IRN – Instituto dos Registos e Notariado, pelo Instituto da Segurança Social , pelos SPMS, EPE – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e pelo Turismo de Portugal.

Deste modo, trouxemos a bordo dirigentes públicos portugueses para garantir que o kit potencia a sua capacidade de trazer valor às suas organizações, integrando os contributos gerados nesta sessão colaborativa para afinar a aplicação prática deste kit no terreno. A adoção de uma lógica experimental tem permitido, através destes rápidos ciclos de teste e afinação, um progresso continuado para tornar a inovação antecipatória adequado ao contexto português.

Mais do que ser um simples repositório de ferramentas, um kit constitui um ponto de apoio para uma adoção prática de novas práticas que tornem proativa e prospetiva a Administração Pública portuguesa. No sentido de ampliar o leque de opções atualmente disponível para a gestão pública, a inovação antecipatória pode oferecer formas inovadoras de definir e superar os desafios do futuro. Para desbravar este terreno da inovação pública, o seu contributo pode ser decisivo.

Porque não se junta a nós neste percurso? Caso tenha interesse, contacte-nos para labx@labx.gov.pt.

logotipo logotipo logotipo