Relatório de Progresso LabX

26 Fevereiro 2021

O LabX comemorou, no final de 2020, 4 anos de existência e 3 anos de trabalho efetivo, assinalando a data com a publicação de um Relatório de Progresso.

Neste relatório é possível verificar quais os projetos em que o LabX trabalhou, perceber os resultados deste trabalho e o impacto que gerámos para os utilizadores dos serviços, sejam cidadãos ou funcionários em funções públicas.

O LabX nasceu para ser um espaço seguro de experimentação para investigar, cocriar e testar soluções inovadoras para melhorar os serviços públicos, centrando-os nas necessidades e expectativas de cidadãos e empresas. Este papel permite à Administração Pública avançar até onde as soluções óbvias não chegam, controlando custos e riscos e aprendendo com as sucessivas tentativas de melhoria.

Para o objetivo de “normalizar” a experimentação na Administração Pública era decisivo que as soluções desenvolvidas estivessem orientadas às necessidades reais de cidadãos e empresas. A intervenção tinha que passar por exemplos concretos e exemplificativos mais do que por respostas meramente retóricas a essas necessidades. Quando colocado diante dos limites da sua capacidade de intervenção, sem um orçamento infinito e sem uma equipa ilimitada, a opção do LabX passou por colocar esses desafios no centro da sua estratégia. Para suprir esses constrangimentos, a opção passou por trabalhar em rede, através de colaborações que privilegiassem a ligação com as organizações da sociedade civil, os centros de investigação do sistema científico nacional ou com a comunidade de empreendedores. Ousadia, participação cidadã, demonstração de resultados e colaboração tornaram-se, assim, nos vetores destes três anos de atividade contínua do LabX enquanto equipa da Agência para a Modernização Administrativa.

A experiência acumulada nestes três últimos anos serve agora para definir um campo de ação futura, abrindo vias possíveis de trabalho a partir das provas acumuladas da atividade desenvolvida, das competências adquiridas pela prática e de uma disposição a explorar o desconhecido.

logotipo logotipo logotipo