Programa Transformar

Inovação Simplificação Participação

Apresentação:

O Programa Transformar é um modelo de atuação do LabX, que articula três áreas de atuação estreitamente ligadas: a inovação nos serviços públicos, a simplificação administrativa e a participação de todas as pessoas.

Através de um portefólio de iniciativas em cada uma das áreas de atuação e que são geridas como um todo para promover a transformação, este Programa concretiza uma visão da modernização administrativa potenciada pelo digital, mas concebida e concretizada de forma dinâmica pelas pessoas, dentro e fora da Administração Pública e embutida nos seus modelos de gestão. Transformações oportunas, adequadas e sustentáveis.


Áreas e Objetivos:

O Programa Transformar desdobra-se em três áreas de intervenção, cada uma delas com um objetivo concretizado através de um portefólio de iniciativas

A inovação é a capacidade que garante a adaptação da Administração Pública às necessidades emergentes da sociedade, com novos serviços que cheguem a todas as pessoas e novas políticas públicas para desafios complexos. Estes aspetos exigem novas formas de liderar, gerir e trabalhar, para responder a necessidades concretas, inesperadas ou possíveis de antecipar, envolvendo as equipas de forma menos hierárquica, e, tirando partido das possibilidades oferecidas pelo mundo digital, colaborando e experimentando para ter maior capacidade de atuar e alcançar os resultados necessários em tempo útil.

Na área da inovação, o programa tem como objetivo instituir o redesenho contínuo dos serviços públicos, encontrando soluções inovadoras e eficientes para que estes criem valor efetivo face às necessidades dinâmicas dos cidadãos e da sociedade.


A simplificação administrativa exige inovação para combater a burocracia, encontrando soluções novas para eliminar os procedimentos inúteis e para simplificar os procedimentos necessários. O programa SIMPLEX tem sido uma das ferramentas mais eficazes da política de inovação na administração pública. Garantir que toda a Administração pública funciona permanentemente em Modo Simplex é um dos grandes desafios para tornar invisível para os cidadãos a complexidade da organização administrativa e garantir respostas adequadas.

Na área da simplificação, o objetivo do programa é simplificar em permanência a atividade administrativa, permitindo ter novos Programa SIMPLEX, com medidas mais ambiciosas, integradas, eficientes, inovadoras e sustentáveis.


A participação de trabalhadores, cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil, permite identificar os temas a resolver, conceber as melhores abordagens, testar respostas, atuar mais rápido, chegar a todas e a todos. A participação abre espaço para pensar e fazer diferente, para gerar confiança, para reforçar a capacidade de concretização. Por isso, desenvolver um ecossistema participativo amplo e inclusivo e incorporá-lo de forma sistemática na gestão pública, em cada contexto organizacional e cultural, é fundamental para potenciar a inovação.

Na área da participação, o programa tem como objetivo aproximar mais a administração pública das pessoas, com iniciativas inovadoras de abertura, transparência e participação para impulsionar as transformações necessárias.


Programa Transformar

Apresentação do Programa

Consulte o documento que apresenta o Programa Transformar e o portfólio de iniciativas.

Download