Balcão Único do Emprego

DESAFIO
Este projeto visa melhorar o funcionamento dos serviços públicos de emprego para os cidadãos desempregados nos processos de procura ativa de emprego e de formação profissional, bem como para as entidades empregadoras nos processos de seleção e contratação de novos colaboradores. Com a criação do novo Portal IEFP Online desmaterializaram-se as interações entre cidadãos, empresas e serviços públicos de emprego.

BENEFICIÁRIOS
Este projeto beneficia principalmente cidadãos desempregados e entidades empregadoras.

ABORDAGEM
Numa primeira fase, com o apoio de centros de investigação universitários, investigou-se a experiência dos cidadãos e empresas no uso do serviço do IEFP. Obteve-se uma perspectiva profunda das necessidades e barreiras deste serviço e, numa sessão de enquadramento, estes dados foram partilhados com os Centros de Emprego, onde não
só se explorou os seus problemas e necessidades, bem como se geraram ideias de melhoria do serviço.

Numa segunda fase e após a criação do um novo portal do IEFP, o LabX realizou uma análise heurística, testes de usabilidade e aplicou inquéritos de satisfação a um conjunto de utilizadores reais. Desta fase, foi elaborado e entregue ao promotor do projeto, um conjunto de recomendações para melhorar a experiência dos utilizadores no novo portal IEFP e consequentemente aumentar a eficiência e qualidade deste serviço público digital.

Realizou-se um primeiro diagnóstico da aplicação destas recomendações após 6 meses.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Compreensão das necessidades e motivações dos utilizadores:

  • 23% de aumento de sessões de utilizador (candidatos a emprego e entidades empregadoras);
  • Aumento de 75% de acessos a partir de dispositivos móveis;
  • 36% de aumento de candidaturas para estágios profissionais submetidas no Portal.

Eficiência do serviço:

  • Redução em 25% das taxas de abandono (utilizadores que saem do site sem
  • completar as suas tarefas);
  • 49% de aumento do número de novos utilizadores.

Satisfação de utilizadores e empresas que usam o serviço:

  • Desaparecimento de pedidos de suporte sobre candidaturas para estágios (> 1000 pedidos mensais em média): deste modo, libertaram se mais de 320 horas mensais para a equipa de suporte do IEFP.

Lealdade e reputação da marca IEFP:

  • A UX no portal foi melhorada, poupando tempo a utilizadores e recursos ao IEFP, aumentado assim a eficiência e qualidade deste serviço público digital.
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