Balcão Único do Emprego | Portal IEFP Online
![imagem ilustrativa](https://labx.gov.pt/wp-content/uploads/2020/12/iefponline.jpg)
DESAFIO
Este projeto visa melhorar o funcionamento dos serviços públicos de emprego para os cidadãos desempregados nos processos de procura ativa de emprego e de formação profissional, bem como para as entidades empregadoras nos processos de seleção e contratação de novos colaboradores. Com a criação do novo Portal IEFP Online desmaterializaram-se as interações entre cidadãos, empresas e serviços públicos de emprego.
BENEFICIÁRIOS
Este projeto beneficia principalmente cidadãos desempregados e entidades empregadoras.
ABORDAGEM
Numa primeira fase, com o apoio de centros de investigação universitários, investigou-se a experiência dos cidadãos e empresas no uso do serviço do IEFP. Obteve-se uma perspetiva profunda das necessidades e barreiras deste serviço e, numa sessão de enquadramento, estes dados foram partilhados com os Centros de Emprego, onde não só se explorou os seus problemas e necessidades, bem como se geraram ideias de melhoria do serviço.
Numa segunda fase e após a criação do um novo portal do IEFP, o LabX realizou uma análise heurística, testes de usabilidade e aplicou inquéritos de satisfação a um conjunto de utilizadores reais. Desta fase, foi elaborado e entregue ao promotor do projeto, um conjunto de recomendações para melhorar a experiência dos utilizadores no novo portal IEFP e consequentemente aumentar a eficiência e qualidade deste serviço público digital.
Realizou-se um primeiro diagnóstico da aplicação destas recomendações após 6 meses.
PRINCIPAIS RESULTADOS
Compreensão das necessidades e motivações dos utilizadores:
- 23% de aumento de sessões de utilizador (candidatos a emprego e entidades empregadoras);
- Aumento de 75% de acessos a partir de dispositivos móveis;
- 36% de aumento de candidaturas para estágios profissionais submetidas no Portal.
Eficiência do serviço:
- Redução em 25% das taxas de abandono (utilizadores que saem do site sem completar as suas tarefas);
- 49% de aumento do número de novos utilizadores.
Satisfação de utilizadores e empresas que usam o serviço:
- Desaparecimento de pedidos de suporte sobre candidaturas para estágios (> 1000 pedidos mensais em média): deste modo, libertaram-se mais de 320 horas mensais para a equipa de suporte do IEFP.
Lealdade e reputação da marca IEFP:
- A experiência dos utilizadores (UX) no portal foi melhorada, poupando tempo a utilizadores e recursos ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), aumentado assim a eficiência e qualidade deste serviço público digital.
DURAÇÃO:
Balcão Único do Emprego: Março- Julho 2016
Portal IEFP Online: Setembro 2017 – Dezembro 2018
Relatório de Projeto
![](https://labx.gov.pt/wp-content/uploads/2020/12/IEFPOnline.png)
Desenho de Experiência de Utilizador num portal público
Relatório de análise de impacto da aplicação da metodologia do LabX no desenvolvimento do portal público da área do emprego – IEFPonline.
Aceda ao relatórioApresentação
![](https://labx.gov.pt/wp-content/uploads/2020/12/BUE.png-3.jpg)
Balcão Único do Emprego
Com o apoio de três centros de investigação universitários, investigou-se a experiência dos cidadãos e empresas no uso do serviço do IEFP: processos de procura ativa de emprego e de formação profissional, bem como para processos de seleção e contratação de novos colaboradores.
Aceda à apresentação