Innovation Playbook

O Innovation Playbook é o Manual de Inovação do OPSI – Observatório de Inovação do Setor Público, oferecendo um conjunto de ferramentas para apoiar a aplicação prática dos princípios estabelecidos na Declaração sobre Inovação no Setor Público, subscrita pelo Estado Português a fim de difundir o uso da Inovação.

Este manual prático, no qual o LabX esteve envolvido junto com outros países nos processos de cocriação e testes, pode ser muito útil para orientar as entidades públicas na aplicação dos Princípios de Inovação para resolver desafios no Setor Público:

Legenda: Os cinco princípios para a Inovação no Setor Público
Os cinco princípios para a Inovação no Setor Público

OBJETIVOS
Este manual tem como objetivo apoiar as entidades na missão de alinhar os serviços e as políticas públicas com as verdadeiras necessidades e expectativas dos cidadãos e da sociedade em geral.

METODOLOGIA
Este manual foi desenvolvido tendo como base um processo de cocriação que envolveu um grupo de trabalho constituído por 10 países (Alemanha, Austrália, Bélgica, Espanha, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia) e o apoio de Finlândia e Dinamarca. Para garantir que o manual responde aos desafios de contexto de diferentes realidades, os países que fizeram parte do grupo de trabalho conduziram sessões de teste com entidades dos seus países.

Orientado para ser acessível, acionável e centrado nas necessidades e desafios do utilizador, este manual propõe diversas ferramentas e casos práticos (nos quais se inclui o nosso Kit Inicial de Inovação Antecipatória) para apoiar as entidades a investir na antecipação de cenários e na preparação de respostas e incertezas do futuro.


Innovation Playbook

Da teoria à prática

Este manual convida-o para uma jornada em 3 etapas: começa por identificar os princípios de inovação associados aos desafios; avalia a capacidade atual para a inovação; fornece um conjunto de linhas de ação para abordar os desafios identificados.

Consulte em Download
logotipo logotipo logotipo