Rede de Laboratórios

OBJETIVO:
Criar um espaço aberto e seguro, de partilha de experiências, conhecimento e visões, de forma a disseminar uma cultura de experimentação e inovação no setor publico, sob a coordenação do LabX. Gerando, desta forma, uma cintura de multiplicadores que vai promover a transformação do ecossistema de inovação do Setor público através das atividades dos seus membros.

BENEFICIÁRIOS:
Esta rede permite beneficiar diretamente as entidades públicas, de cariz central, regional ou local, e cidadãos e empresas, de forma indireta abrangidos pelos projetos experimentais desenvolvidos pelos membros da Rede.

ABORDAGEM:
Um laboratório de experimentação é um espaço que promove a investigação para informar decisões e faz uso da criatividade coletiva para gerar ideias de forma a dar respostas aos desafios das organizações públicas. Faz uso da experimentação para testar soluções com cidadãos e trabalhadores da Administração Pública, em ambiente real e de risco controlado, para as validar e implementar.

Ciente do seu papel enquanto facilitador e ativador do ecossistema de inovação da Administração Pública, o LabX criou em 2020 a Rede de Laboratórios de Experimentação constituída por laboratórios protocolados com a AMA. Em 2022, passa a designar-se de Rede de Laboratórios de Experimentação e Inovação do Setor Público para poder incluir laboratórios já constituídos em entidades públicas.

MISSÃO:
Promover a colaboração e cooperação entre os seus membros através da partilha de experiências, conhecimento e boas práticas, para disseminar uma cultura de experimentação e inovação, apoiando as instituições do setor público no desenho de soluções adequadas às necessidades de cidadãos e empresas. 

PRINCÍPIOS:

Os 9 Princípios da Rede de Laboratórios

COMO ADERIR:
Através de um protocolo de colaboração entre a entidade publica interessada e a AMA, através do LabX, que pode ter duas vias alternativas:

  • Opção 1 –Apoio à criação de um laboratório de experimentação e inovação, que inclui a adesão direta à Rede; ou
  • Opção 2 – Adesão à Rede de laboratórios de experimentação e inovação de um laboratório já em atividade.

SABER MAIS:
Pode contactar-nos através dos nossos canais habituais caso pretenda esclarecer dúvidas ou querer abordar-nos para uma conversa exploratória sobre uma possível colaboração.

Email: labx@labx.gov.pt

Telefone: +351 217 231 200

PRINCIPAIS RESULTADOS:

MEMBROS DA REDE

Para ver todos os laboratórios da região de Lisboa (3 atualmente), aumente o mapa de Portugal (Zoom +).

REDE DE LABORATÓRIOS

Consulte o documento

Este documento apresenta a importância dos Laboratórios de Experimentação e inovação no Setor Público e as vantagens de pertencerem à Rede de Laboratórios.

ver documento Download
logotipo logotipo logotipo logotipo logotipo logotipo