Rede Ponto JA

DESAFIO:
O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) recorreu ao LabX para apoiar o processo de redesenho e revitalização da Rede Ponto JA, rede de serviços de atendimento ao público do IPDJ, com modelos de atendimento e de serviços alternativos que possam ir de encontro às necessidades e motivação dos jovens e à oferta de serviços que podem ser disponibilizados nestes espaços.

BENEFICIÁRIOS:
Como beneficiários finais deste projeto consideram-se os jovens, utilizadores dos espaços Ponto JA, associações juvenis que se encontram sediadas nestes espaços e os próprios funcionários que aqui desempenham as suas funções.

ABORDAGEM:
O ponto de partida do projeto foi um exercício “Teoria da Mudança” realizado pela equipa de projeto. Com base nos resultados obtidos perspetivou-se um plano de investigação que contemplou a auscultação a jovens e a técnicos e dirigentes do IPDJ. Para os jovens foi realizado um inquérito por questionário online que obteve 1520 participações; para técnicos e dirigentes do IPDJ foram realizadas entrevistas etnográficas, tendo sido entrevistados os 5 Diretores Regionais do IPDJ e 3 Técnicos de Informação. Os resultados desta investigação foram compilados em user stories que suportaram os processos de cocriação. Em paralelo, foi realizada a capacitação,
em Desenho de Serviços, de um grupo de 25 técnicos e dirigentes do IPDJ da qual resultaram propostas experimentais a ser validadas no terreno pela equipa de projeto.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Resultados do projeto «Bolsa de Inovação» que são incorporados nas aprendizagens sobre a Rede Ponto JA:

  • Mapa de Jornada dos jovens nos Serviços Públicos;
  • Recomendações para desenho de serviços digitais para jovens;
  • Top de serviços mais procurados pelos jovens.

Resultados do processo de investigação e capacitação:

  • Participação de 1520 jovens em questionário de auscultação
  • 5 Entrevistas a Diretores Regionais e 3 a Técnicos de Informação
  • Compilação de 20 user stories sobre a utilização das Lojas Ponto JA
  • Capacitação de 25 técnicos e dirigentes do IPDJ em design de serviços públicos
  • 5 propostas de soluções experimentais para experimentar nas Lojas da Rede Ponto JA
logotipo logotipo logotipo