Cidadania Fiscal 2.0

DESAFIO:
Melhorar as interações entre contribuintes e Autoridade Tributária e Aduaneira.

BENEFICIÁRIOS:
Este projeto beneficia, potencialmente, todos os contribuintes individuais e coletivos.

ABORDAGEM:
Numa primeira fase, investigou-se três serviços de Finanças (Lisboa, Évora, Aveiro), entrevistando trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira e aplicando 251 inquéritos aos contribuintes presentes. Aproveitando a parceria com o Laboratório de Investigação Experimental em Economia e Gestão, recolheu-se e analisou-se 1001 inquéritos de cidadãos sobre a sua experiência nas interações com a Autoridade Tributária e Aduaneira para complementar os resultados da pesquisa de terreno.

Numa segunda fase, desenvolveu-se conjuntamente com uma equipa interna da Autoridade Tributária e Aduaneira, um instrumento de literacia fiscal («QuizAT – Quer testar os seus conhecimentos sobre impostos?»), destinado a (auto)avaliar o conhecimento dos contribuintes. Participaram 3400 contribuintes e permitiu obter um conhecimento empírico rigoroso sobre as comunicações realizadas nos espaços de atendimento presencial da Autoridade Tributária e Aduaneira, sinalizando às equipas da Autoridade Tributária e Aduaneira pontos de dor e oportunidade a explorar do ponto de vista dos contribuintes.

Numa terceira fase, realizou-se uma capacitação imersiva de uma equipa da Autoridade Tributária e Aduaneira, composta por colegas de distintos departamentos, com o propósito de transferir competências e atitudes para potenciar a abordagem experimental – e assegurar a continuidade e sustentabilidade desta nova metodologia dentro da Autoridade Tributária e Aduaneira. Ainda, desenvolveu-se uma colaboração em torno da melhoria das comunicações escritas da Autoridade Tributária e Aduaneira dirigidas aos contribuintes, sendo que se aproveitou esse estímulo para desenvolver a metodologia «Oficinas de Simplificação da Linguagem».

PRINCIPAIS RESULTADOS:

  • Realização de um diagnóstico atualizado sobre os comportamentos e as perceções dos contribuintes a respeito da Autoridade Tributária e Aduaneira;
  • Realização de uma sessão de capacitação em metodologias do LabX para um Grupo de trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira;
  • Definição de áreas de intervenção prioritária para a realização de ciclos rápidos de prototipagem de soluções;
  • Disponibilização de um instrumento de literacia fiscal em mais de 150 Serviços de Finanças;
  • Desenvolvimento e aplicação de metodologia de simplificação das comunicações escritas com trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira.
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