Centro para a Inovação no Setor Público

O que fazemos…

O LabX – Centro para a Inovação no Setor Público é uma unidade orgânica integrada na Agência para a Modernização Administrativa (AMA, I.P.).

O LabX tem como missão contribuir para o ecossistema de inovação na Administração Pública, promovendo a renovação da oferta de serviços públicos, adequados às reais necessidades de cidadãos e empresas.

A permanente adequação da Administração Pública (AP) à sociedade tem impacto positivo na vida das pessoas, das empresas, das organizações da sociedade civil e renova a legitimidade do Estado e das instituições públicas como atores centrais de uma sociedade coesa, próspera e democrática. Apoiar a AP neste processo de transformação contínua é o propósito do Centro para a Inovação no Setor Público.


Receba toda a informação sobre o que estamos a preparar para si!
Mantenha-se informado!

Registe-se aqui!

Siga-nos nas redes sociais: Facebook | LinkedIN | Youtube | Twitter | Instagram


Esta é a REDE para todos os Inovadores da Administração Pública!

A Rede de Inovadores tem como objetivo fomentar o espírito inovador no setor público, conectando de uma forma transversal as entidades públicas independentemente do seu setor de atuação.

A rede promove a partilha e a divulgação de boas práticas através da incubação e tutoria de projetos experimentais, a formação dos membros da rede, o desenvolvimento de instrumentos e metodologias, a promoção de eventos abertos ao ecossistema de inovação em Portugal, entre outros.

Submeta aqui a sua adesão.


Um laboratório de experimentação é um espaço que promove a investigação para informar decisões e faz uso da criatividade coletiva para gerar ideias de forma a dar respostas aos desafios com que as organizações públicas se deparam. Faz uso da experimentação para testar soluções com cidadãos e trabalhadores da Administração Pública, em ambiente real e de risco controlado, para as validar e implementar.

Trata-se de uma estrutura de pequena dimensão composta por uma equipa dotada de competências e conhecimentos específicos para abordar e tratar desafios complexos de forma inovadora e criativa, fazendo uso de ferramentas e metodologias adequadas.

Saiba mais sobre os Laboratórios de Experimentação e de que modo é que o LabX pode ajudar a desenvolver um laboratório na sua entidade!

imagem de capacitação a um laboratório