Serviço Público como Laboratório Vivo | Loja Ponto JA
OBJETIVO
Este projeto surgiu de uma parceria estabelecida entre o LabX – Centro de Inovação para o Setor Público – AMA e o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) com o propósito de testar diferentes protótipos num ambiente de inovação aberta onde coabitam jovens, funcionários e especialistas de forma colaborativa, numa relação horizontal, para testar soluções para os desafios existentes nos serviços públicos dedicados aos jovens.
BENEFICIÁRIOS
População jovem (dos 15 anos aos 29 anos)
ABORDAGEM
Foi montado um programa de experimentação com a duração de 4 semanas, pilotado pelo LabX, e que teve em conta o envolvimento direto das várias equipas do IPDJ, tanto da loja Ponto JA de Coimbra como da sua estrutura Central, em que tiveram um papel ativo, tanto na planificação do programa de experimentação, como no próprio processo de avaliação dos protótipos junto dos jovens.
O programa contou também com um espaço dedicado à capacitação e transferência de competências aos trabalhadores do IPDJ, conferindo-lhes um papel ativo no teste às soluções no Laboratório Vivo:
- desenho e estruturação da 1ª versão do questionário para avaliação das iniciativas associadas ao novo conceito de loja Ponto JA e aplicação de questionário junto dos jovens.
- familiarização com estratégias e ferramentas de apoio à análise e sistematização dos dados resultantes da aplicação dos questionários.
O Laboratório Vivo contou ainda com a participação de dois parceiros do ecossistema de inovação nacional:
- Design Factory Aveiro (DFA) para o desenvolvimento do protótipo de alta-fidelidade de balcão de autoatendimento;
- Fraunhofer AICOS Portugal (FhP) para apoiar o LabX no desenho das ferramentas de avaliação dos protótipos e a sua aplicação junto dos jovens
PRINCIPAIS RESULTADOS
As soluções testadas neste espaço controlado e seguro resultaram de 3 projetos diferentes em que o LabX esteve envolvido:
- Página ON@18 – O guia de serviços públicos para jovens e o Chatbot do portal ePortugal;
- Balcão de autoatendimento que resultou do projeto “Acelerador de Autoatendimento”
- Novo conceito de Loja Ponto JA, que resultou do projeto “(Re)desenho de serviços da Rede de Lojas Ponto JA”
RELATÓRIO DE PROJETO
Um espaço de experimentação aberta e participativa na Loja Ponto JA de Coimbra
O projeto “Serviço Público como Laboratório Vivo_2.ª edição” surgiu da parceria estabelecida entre o LabX e o IPDJ com o propósito de testar diferentes protótipos num ambiente de inovação aberta onde coabitam jovens, funcionários e especialistas de forma colaborativa.
Aceda ao relatórioPOSTER DO PROJETO
Jovens e os serviços públicos
Narrativa visual do projeto Serviço Público como Laboratório Vivo – Loja Ponto JA.
Aceda ao poster