Oficina LabX#24: Serviços Públicos Centrados no Cidadão
11 Julho 2023
Subordinada ao tema dos “Serviços Públicos Centrados no Cidadão”, a Oficina LabX#24 decorreu a 6 de julho, nas instalações da AMA, em Lisboa. Juntou 11 membros da Rede de Inovadores, de oito entidades, todos muito motivados para aprender e debater formas de melhorar os serviços que prestamos no setor público.
Durante as três horas em que decorreu esta Oficina, houve espaço para um debate mais teórico, em que se discutiram os pressupostos do que constitui um serviço público, bem como alguns princípios orientadores para pensarmos serviços públicos focados nos cidadãos, designadamente os mencionados no Guia Metodológico para Serviços Públicos baseados nos Direitos Humanos. Mas houve também tempo para aliar a teoria à prática com a realização de vários exercícios práticos.
Tendo por base a metodologia do LabX, que se divide em três momentos essenciais – Investigação, Cocriação e Experimentação –, ao longo desta Oficina LabX#24 demos a conhecer algumas ferramentas que podem facilmente ser usadas pelas entidades públicas, no sentido de colocar o cidadão no centro dos processos de (re)desenho de serviços públicos, tornando-os mais responsivos às necessidades e expetativas dos seus utilizadores finais.