Participação no II Plano Nacional de Administração Aberta

19 Abril 2021

A Open Government Partnership (OGP) Portugal pretende promover mais transparência, mais abertura e mais participação, num trabalho colaborativo entre Estado e Sociedade Civil. Nesta perspetiva e no momento em que é pedido aos membros da Rede Nacional de Administração Aberta RNAA a criação do II Plano Nacional de Administração Aberta (Plano de Ação/PANAA) pretendemos fazê-lo através do envolvimento e participação de diversas partes interessadas, nomeadamente cidadãos, representantes da Sociedade Civil e entidades da Administração Pública.

Num primeiro momento, durante a Fase de Descoberta, dinamizamos um conjunto de fóruns de discussão temática para identificar áreas temáticas e ideias com potencial para serem transformadas em futuros compromissos de Administração Aberta (relatório Fase de Descoberta). Posteriormente, promovemos a Fase de Cocriação, onde através de sessões colaborativas para a cocriação de compromissos, foi possível identificar os principais desafios enfrentados pelos cidadãos, organizações da Sociedade Civil e empresas na sua relação com o Estado, assim como sinalizar potenciais oportunidades para aplicar os princípios e valores da Administração Aberta na sua resolução (Relatório de síntese da Subfase de Cocriação).

Na atual Fase de Conceção procuramos a validação dos temas e ideias identificados e o desenvolvimento estruturado de propostas de compromissos a incluir no futuro Plano de Ação. Neste sentido, procuramos através deste formulário receber propostas de compromisso desenhadas por um público mais abrangente.

Participe até ao dia 30 de abril, através do formulário disponível no site da OGP Portugal: https://bit.ly/3sllatF

logotipo logotipo logotipo