Inovação Antecipatória

Os dias que vivemos, de profundas mudanças sociais e económicas, tornam mais saliente do que nunca a importância de garantir que o Setor Público tem capacidade de responder aos desafios do futuro, sejam eles imprevistos, sejam eles previsíveis ao dia de hoje. De modo a ajudar as entidades públicas neste desígnio, o LabX, em colaboração com o OPSI – Observatório de Inovação do Setor Público da OCDE, desenvolveu um Kit Inicial de Inovação Antecipatória que permite operacionalizar, de forma estruturada, uma intervenção prática para explorar, experimentar e antecipar cenários futuros de ação.

OBJETIVO:
Envolver as organizações públicas na prática do futuro, com a introdução de instrumentos e no desenvolvimento de competências que possa levar, idealmente, e por defeito, a uma abordagem sustentável, responsável e pró-ativa em relação ao futuro.

METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento do projeto, e com uma colaboração estreita entre as entidades, através da organização de sessões, participação em grupos de trabalho especializados e compilação de instrumentos, conseguiu estabilizar-se uma primeira versão de um pacote de instrumentos, um protótipo que foi desenvolvido através de um processo de melhoria incremental através de ciclos iterativos de teste.

Após este trabalho de validação e iteração, estabilizámos uma segunda versão composta por um conjunto de ferramentas acessível, facilmente acionável e adequado à especificidade da causa pública, de maneira a constituir um meio de disseminação e de promoção destas abordagens ao futuro.

SOBRE A UTILIZAÇÃO DO KIT:
O resultado final foi um kit que pretende conectar a teoria e a prática de uma forma simples e fácil de implementar.

Os utilizadores começam por identificar o problema que querem resolver, refletem sobre a mudança que querem atingir e sobre as suas implicações e, de acordo com esta avaliação inicial, selecionam o instrumento que seja mais adequado à prossecução dos seus objetivos.


Inovação Antecipatória

Kit Inicial de Inovação Antecipatória

Este documento contém ferramentas, metodologias e instruções passo-a-passo para o ajudar a resolver os problemas da sua organização. O kit inicial pode ser utilizado pela organização e pelos seus departamentos e equipas para promover uma discussão estruturada sobre o futuro, mas sempre com o objetivo de agir sobre o presente de uma forma proactiva e prospetiva.

Consulte o AISK Download

logotipo logotipo logotipo